Doutor eu não sinto nada, só um sangramento na gengiva!
Saiba que sangramento nunca é normal, é sinal de que algo está errado. As pessoas tendem a achar que um sangramento na gengiva não tem problema e as vezes ficam meses desta maneira. Se fosse um sangramento recorrente em qualquer outra parte do corpo, como um dedo por exemplo ela iria achar estranho e procurar atendimento, por que na boca seria diferente?
GENGIVITE
O sangramento gengival pode ter várias causas, mas o principal motivo é o acúmulo de biofilme bacteriano, a famosa placa bacteriana. Quando falhamos na remoção deste biofilme bacteriano ao redor de nossos dentes e este começa a se acumular por alguns dias, nossa gengiva em contato com este biofilme começa a inflamar, è o que chamamos de GENGIVITE.
A gengivite é uma das doenças mais comuns na população, dificilmente alguém nunca teve ou terá uma gengivite ao longo de sua vida.
Por sorte, o tratamento da gengivite também é muito simples e eficaz. Com a remoção do biofilme bacteriano, e manutenção dos dentes bem higienizados, o problema se resolve rapidamente e sem trazer sequelas.
PERIODONTITE
A manutenção de uma gengivite sem tratamento, pode fazer com que ela evolua para o que chamamos de PERIODONTITE. Na periodontite, a situação já fica um pouco mais séria, a inflamação agora não está somente na gengiva, mas também em todas as estruturas que envolvem e sustentam os dentes comprometidos. Isto faz com que exista uma perda do osso ao redor dos dentes, podendo trazer retrações gengivais e até mesmo, em casos mais graves, a perda dos dentes.
Outras podem ser as causas de sangramento gengival, como mudanças hormonais (gravidez, menopausa...), deficiência de vitaminas, abcessos gengivais, lesões traumáticas, úlceras, etc.
O importante é estar ciente de que um sangramento é um sinal de que algo está alterado, e deve ser resolvido o quanto antes.
QUEM EU DEVO PROCURAR?
Dentro da odontologia, a Periodontia é a especialidade que trata destes tipos de problemas.
Comments